Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

TRANSIÇÃO

Eu não sei se com todo mundo acontece assim, mas eu tenho na memória o dia, hora, exatos, em que senti que a fase da infância estava acabando, e que a vida adulta se iniciava.
Para mim, isso aconteceu no primeiro dia de aula do curso ginasial.
Equivale a 5º série.
Nos quatro primeiros anos, o curso se encerrava quando os alunos tinham em média 10/11 anos, e as escolas eram separadas, nas escolas de curso primário, portanto só estudavam crianças.
Era apenas um professor ministrando todas as matérias.
Ao chegar no colégio,onde os cursos iam até o final do colegial, quando os alunos já estariam com quase dezoito anos, me vi cercada de pessoas mais velhas, com estilo de vestir diferente do meu, das minhas amigas.
Vi casais de namorados,
A hora do recreio, virou intervalo.
E nos intervalos, não havia brincadeiras, corre corre. Havia conversas, risadas, paqueras, tudo muito diferente.
Um professor para cada matéria. Aritmética virou matemática, linguagem virou português, comecei a aprender francês,inglês.
Um caderno para cada matéria, livros.
Um outro tanto de responsabilidade.
Lógico que continuaram as brincadeiras, mas elas foram mudando.
Eu, de olhos arregalados para o mundo, para a vida, feliz com cada surpresa, com cada mudança, fui descobrindo e mudando sozinha.
Adeus sainhas rodadas, bem vindas as mini saias, uma sombra azul, batom cor de rosa e viva!!! Meu sapato marron de saltinho.
E la´estava eu, querendo ficar bonita, espichando os olhos para os mocinhos, convencendo meus pais a me deixarem sair á noite aos domingos.
Sabe ,o Kevin,do seriado “Anos dourados”?
Eu vivi todas aquelas histórias, numa cidade como aquela, amigos como aqueles.
Tudo isso em Tabatinga, uma cidade muito pequena, onde todos se conheciam, onde era muito fácil e muito bom, passar por essa transição.
Onde os pequenos acontecimentos se agigantavam ,e as amizades pareciam eternas

3 comentários:

  1. Picidaaaaa!!! Que delícia de lembranças... Por que esses tempos se vão, hein?
    Muito linda de laçarote. Estou querendo lembrar com que atriz você se parece. Sabe um rosto familiar? Assim.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. adorei a nova plataforma no Blogspot. Muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Oi Picida! Eu não me lembro bem de quando me dei conta da transição para a vida adulta, mas ir para a "quinta série" e deixar as "tias-professoras" para trás foi um grande marco para mim!
    Beijos grandes!

    ResponderExcluir