Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

REVEILLON

A primeira vez que fui á um baile, foi no reveillon de 1969, eu fazer 14 anos.
Era O Clube Municipal de Tabatinga, em frente ao jardim,e Sirlei Andrade era minha companhia.
Minha tia Cleide, me deu de presente um vestido de piquê branco, decote em V, recorte abaixo do busto, com dois botões dourados, bem curtinho, moderníssimo.
Até então, eu nunca tinha visto ceia e nenhum outro ritual de passagem de ano.
Em casa rolava um clima de festa, mas comemorava-se no almoço do dia primeiro de janeiro.
Nas cidades do interior, nessa época , a passagem do ano,era realmente comemorada nos clubes, baile de gala, melhores orquestras, melhores roupas.
O clube era enfeitado, as mesas recebiam champagne e arranjos á luz de velas.
Eu olhava tudo encantada.
Embora no local não tivesse ninquem da minha familia, só meu irmão mais velho e os amigos, fiquei emocionada quando pela primeira vez, á meia noite, vi todos começaram a cantar com a orquestra "Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender".
Olhos marejados, esperançosos. Encantados.
Abraços carinhosos dos amigos daquela pequena cidade.
Meu mundo era só aquilo e me parecia tão grande, parecia que não faltava nada, estava tudo ali.
Desde esse reveillon, passei a comemorar essa data, a meia noite, com boa dose de saudade do que estava deixando para tráz uma dose muito grande de esperança e expectativa para o novo ano
Nesse dia, nessa hora, as esperanças crescem,o otimismo prevalece e nos ajuda a viver.

2 comentários:

  1. Picida, só você para descrever com tanta propriedade o sentimento que toma conta da gente a cada passagem de ano!
    Tão singelo e tão intenso! Emocionante!

    ResponderExcluir
  2. Picidinha, momentos assim não saem mais da gente... Vivemos deles, de nossas saudades.

    Beijocas!

    ResponderExcluir