Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

LEMBRANÇAS E HISTÓRIAS

Das minhas lembranças  de infância,dos primeiros anos escolares, as lembranças são vagas, nada que mereça grande destaque.
Mas como toda infância, acredito, ficam registros bons, dos passeios, das brincadeiras.
Não ficou nenhuma amizade, não tive assim uma" grande melhor amiga de infancia para sempre”.
Das amigas da escola primária, com quem  eu ia todo dia para escola, ficava na hora do recreio, lembro da Célia Giansante.
Tínhamos a mesma idade, estudávamos na mesma turma, estávamos sempre juntas, mas éramos de mundos tão diferentes...
Eu não percebia essa diferença.
Nessa época, em pequenas cidades do interior não se percebiam as diferenças sócioecononicas.
Os passeios, as escolas, as regras, eram as mesmas para quem tinha e não tinha dinheiro.
E ela na sua inocência infantil, nunca me fez sentir diferente.
Ela era linda parecia e muito com a atriz, Priscila Fantin.
Alta, cabelos longos e lisos, olhos verdes, estudiosa, sempre tirava as melhores notas
Filha única .Tímida.
Eu era mais solta, ela ria comigo, se confidenciava comigo.
Era a única amiga que tinha pai que levava e buscava de carro na escola., mas as vezes, ela dizia pra ele que preferia voltar andando comigo para irmos conversando.
O Decio, meu marido, um dia morreu de rir quando eu contei a uma diferença que eu notei,e me intrigava é porque a meia branca, tres quartos do uniforme de escola dela era sempre mais branca que a minha.
Caramba, eu via minha mãe lavando, caprichando, deixando de molho, depois de adulta é que saquei: as dela eram sempre meias novas, por isso mais brancas as minhas tinham que durar todo ano letivo.
Mas não havia nisso nenhuma tristeza de minha parte, não me lembro de ter sentido inveja , nem me sentido menor.
Eu era fascinada por ela.
Sua gentileza, sua educação, a naturalidade e simplicidade com que ela lidava com o fato de poder comprar tudo que quisesse.
Sempre com reservas, nunca esnobe.

Adicionar legenda

Acho que é o que chamam de “berço”.
Depois de algum tempo, então com 13 anos, fomos nos distanciando.
Período escolar diferente,ela começou a namorar e a gente pouco se via.
Não a vejo há mais de trinta anos.

Ela se casou jovem, com o Isaias, um engenheiro bonitão, tiveram filhos e até onde sei, minha  amiga princesa viveu feliz para sempre!

* Texto escrito em fevereiro de 2007, no blog picidaribeiro.blog.terra.com.br
qdo nem sonhava "reencontrar" a Celia, atraves do facebook

4 comentários:

  1. Picida amei ler o texto,muito bem escrito!A escola nos proporciona boas lembranças e algumas não tão agradáveis.Das desagradáveis,nos resta achar graça,agora que passou e das boas,guardá-las com carinho.Continuecompartilhando conosco essas belas histórias!Grande beijo

    ps:Sobre as foto:você continua linda!Bjs.

    Cirléia

    ResponderExcluir
  2. Como gosto de ler suas lembranças... Ao final,invariavelmente, entro no meu túnel do tempo e vou que vou... Acabei de "ver" minha amiga Klicia.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Picida, que lindo, como é gosotoso recordar....
    Vendo sua foto com a Pro Luiza, me lembro muito bem de vc, que tempinho bom o nosso.... Sua voz mancinha, sempre escrevendo coisas bonitas.A Célia como sempre linda, maravilhosa por dentro e por fora.
    Bjs a todos.

    ResponderExcluir