Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

AMIZADE DE INFANCIA É PARA SEMPRE

Das histórias da  primeira fase da minha adolescencia, tenho que registrar tambem mais duas amigas.
A Regina Elisa e eu sempre estudamos na mesma classe, e sempre nos demos muito bem.
Ela era baixinha,  e sempre alegre, muito simpática, meiga, doce.
Ela perdeu o pai, ainda criança,e eu passei então a freqüentar mais sua casa, costumava ir lá ver TV á noite, assistir novelas, conversar, sobre moda, escola, namorado.
Foi na sua casa que assisti Roberto Carlos no histórico programa “Quem tem medo da Verdade”, o final da novela Beto Rockefeller.
Numa das eleições da Rainha dos Estudantes da cidade, cada classe escolhia sua candidata, votei nela e fiz campanha. Deu certo, ela foi escolhida para representar nossa classe, e participar do baile onde o júri escolheria a Rainha.
Eu não podia sequer ir ao baile, não tinha como fazer um vestido para ocasião, pagar para entrar, não dava, mas ajudei com dicas para roupa, maquiagem, cabelo, ajudei a se arrumar, só fui embora quando ela foi para o clube, na maior ansiedade, torcendo muito.Só a participação para ela foi uma vitória.
A Lucia Salata, era sua vizinha e as duas estavam sempre juntas, eram amigas, A Lucia também estava na nossa classe, era da nossa turma. A Lucia era uma moça bem interessante. Alta, magra, olhos verdes atentos e bonitos, sorriso de dentes largos e brancos. Usava óculos grandes e modernos. Eu percebia que ela gostava de conversar comigo, e conversas sérias, ela se interessava por aprender, saber mais da vida, das pessoas, trocar idéias,idéias de meninas de 14 anos, .Num domingo, após a sessão do cinema, a Lúcia e eu ficamos na praça conversando com o Osmar Malaspina e um amigo
O Osmar já fazia faculdade, era de fato um intelectual, mas que dava papo pra gente, aprendi muita coisa com ele. Era bonitinho, cabelos claros cacheados, olhos verdes.
Nós ficamos conversando, já estava ficando tarde meu horário era reguladíssimo, eu queria ir embora. Cada vez que eu falava para irmos, a Lùcia, me cutucava, apertava minha mão, como se dissesse “dá mais um tempo”.
Eu percebi que havia uma paquera. Deduzi: O Osmar. Mais velho, intelectual, como a Lucia gostava.Na segunda feira, na escola, já comecei a tratar a Lucia como flerte do Osmar. Ela sorriu, nunca negou, e depois assumiu uma paquera pra valer, que nunca virou namoro, mas durou muito tempo. Ela começou a gostar mesmo dele.
Um dia, muito tempo depois, ela me confessou que naquele domingo que quis ficar até mais tarde na praça conversando com os rapazes, não foi pelo Osmar, era o outro. Pois é. Cabeça das mulheres. Confusa e complicada desde sempre. Ela disse que começou a se interessar pelo Osmar por minha causa, em decorrência da minha confusão. Depois virou de verdade. Um sonho só dela.
A Regina Elisa soube que se casou com um jogador de futebol profissional, se formou em engenharia, teve filhos, mas também nunca mais vi.
A Lucia reencontrei recentemente, graças a internet!
O encontro, a primeira visão mesmo, foi muito interessante.
Não havia passado o tempo, não havia o intervalo de 40 anos.
Éramos nós duas, intensas e sinceras, de verdade
Mais vividas, mas com a mesma essência. Então, éramos nós.
Ela surpreendentemente sem ter engordado um kg sequer (acho que entra no uniforme do colégio sem apertos), mesma cara, mesmo sorriso
Conversas tumultuadas, cruzadas, perguntas com e sem repostas, um fuzuê.
A Lucia, educada, elegante, inteligente, com observações espontâneas sinceras, com humor afinado, refinado.
Humor e inteligência.
Essa é a Lucia que reencontrei, que quero manter, que acho que sempre tive.
Ela sempre esteve comigo, nunca deixou de estar.
Só que agora, mais perto.E espero, para sempre.

2 comentários:

  1. Picida, depois do que disse até me acho mais interessante...brincadeira. Acredito que enxergamos os outros com a pureza de nossos olhos. Deve ser por isso que tantas pessoas se tornaram especiais para você. De qualquer forma, agradeço muito pela poética aqui expressada e não tenha dúvidas que estou contigo ainda e para sempre. Bjs. Lucia

    ResponderExcluir