Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

BELEZA INTERIOR

Desde sempre fui  fascinada pela beleza humana.
Sempre observei e admirei, a beleza, homem ou mulher, que tivessem nascidos bonitos.
Muito antes de cirurgias plásticas, implantes de silicone, de cabelo, de dentes, lentes de contato de toda e qualquer cor. A beleza que a natureza deu. A beleza com que se nasce.
Desde sempre, aquelas crianças que já nasceram lindas, e vão melhorando, as que não nasceram tão belas assim, mas vão ficando. Eu sempre observando encantada.Nunca senti inveja. Sentia a mais sincera e profunda admiração.Tanto que sempre, tive o despreendimento de elogiar, cheia de verdade.
Na minha infância, em Tabatinga, uma cidade muito pequena, um universo muito restrito, a primeira pessoa, cuja beleza natural chamou-me a atenção foi a Célia Giansante.
Ela era, bonita. Simpática, boa aluna. Os olhos verdes, cabelo castanhos claros, sorriso de dentes pequenos e brancos,e era alta!.Porte de Miss.!! Parecia a Priscila Fantin
Enquanto não ficamos a amigas, não sosseguei, e acabamos por ser muito amigas durante todo o primário 
Ainda em Tabatinga, já entrando na adolescência, eu estava com 14 anos, chegou a pequena Tabatinga, vinda de uma cidade maior, Araraquara, Márcia Factore.
Ela não tinha a beleza perfeita, mas tinha uma beleza com personalidade. Alta, pernas musculosas, porque adorava praticar esportes, sempre bronzeada, cabelos castanhos, quase dourados, imensos olhos azuis, mas nada daquele azul desbotado. Olhos grandes  azul cor de mar mesmo, quase verdes.Os dentes eram sutilmente para frente, e ela tinha uma cara assim ,meio Angelina Jolie.
Numa cidade pequena, quando vem alguém de fora, você quer se enturmar, e eu no meu fascínio pela beleza, logo quis ficar sua amiga. Assim aconteceu.
E aí eu pensei: “ela tão linda, combina com o rapaz que acho o mais bonito da cidade. José Negrini.
Ela tinha 14 anos, ele já devia ter uns19, nessa fase a diferença de idade é significativa. E alem disso, ela namorava “firme” outra moça bonita, de sua idade, a Eunice Chechi. Mas falei dele para ela, criei expectativas.
Falei dela para ele, iguais expectativas. Resultados: Menos de um mês, ele terminou o namoro firme  com a namorada mais velha, e  começou o namoro com a Márcia que eu apresentei.
Poucas pessoas ficaram sabendo que eu fui o Cupido dessa história. E Eles namoram alguns bons anos.
Ele também era um ícone de beleza para mim, naquele universo.
Alto, todo sarado, esportista, fechava os olhos quando sorria, a CARA do Richard Gere.
Quando vim para Ibitinga, aos 15 anos, a beleza da cidade era a Miss Ibitinga, que teve boa classificação num concurso de miss estadual e era linda mesma. Vera de Jorge.
Alta, magra, olhos claros, elegante, boca e sorriso largos.Nunca tive contato com ela, alem dessa admiração de vê-la ao longe, cada vez mais bonita.
Seu irmão Otavio de Jorge tinha uma beleza de cinema.
Em São Paulo, você encontra pessoas lindas, perfeitas,em todo lugar.Aprendi a ver a beleza mesmo nas pessoas mais simples, e não estou falando de beleza interior.
Hoje refiro me a beleza estética.
Conheci modelos, manequins belíssimos.O mito da beleza foi ocupando menor importância na minha vida, outros valores sendo reconhecidos.
Mas, vamos assumir: Nascer bonito, mas bonito mesmo, Lindo, ajuda hemmm!!!
Ah! Eu trocaria a inteligência que eu tenho, nada de superdotada, dessas bem padrão, a sensibilidade acima da média, cultura e conhecimentos básicos, nada tão profundo assim, mas trocaria tudo, se tivesse a oportunidade de escolher entre ser burrinha ou bonita.
Queria ser uma ANTA, mas queria ser linda!.Trabalhando na área de moda, confesso que muitas vezes a beleza foi fator  decisivo para contratação de um funcionário.
Não sabia o serviço, o outro era mais competente? Não tem problema, eu ensino.
Era meio burro, tinha dificuldade em aprender? Não faz mal, Fulana cobre essa parte, ela sorri, desfila e vende. E ainda ganha mais.Essa é a verdade da vida. E isso foi tomando uma dimensão cada vez maior.
Eu fui a típica criança sem graça nenhuma. Nem feia, nem linda de morrer
Era dessas onde tudo era mais ou memos.Nada de destaque. Cabelos castanhos comuns, cacheados quando a moda era liso e não existia chapinha, nem escova progressiva…Olhos do mais comum castanho, nada de íris cor de mel…
E aos 18 anos, graus de miopia…Nada de cílios longos, espessos.
Queria acordar, balançar os cabelos feito comercial de shampoo, só passar os dedos e pronto. Nada do cabelo da Maggie do Bart Simpson.
Sem a cara inchada, marcada. 
A hora do dia em que mais sentia falta de não ser bela, era pela manhã.
Em festas, no trabalho, sempre uma boa maquilagem dá um jeito, mas na hora que acorda, meu bem, é ou não é…
Até meus 18 anos era muito magra, pernas finas, peitos grandes, que eu odiava…
Em Tabatinga e Ibitinga nunca fui paquerada, nunca ninguém me namorou. 
Meu primeiro namorado mesmo, foi um cara de SP que veio passear aqui, LIIINDOOO!!Eduardo Sabaté Manubens, boa gente, apaixonou se por minha BELEZA INTERIOR!!Namoramos quase 2 anos, e ainda namorava com ele quando mudei me para SP.
Fui aprendendo a disfarçar os defeitos, valorizar o que poderia ser melhorado, trabalhando com moda, fui criando meu estilo, lançando moda no meu circulo social, ganhei peso de forma equilibrada.
Dos 20 aos 30 anos fiquei bem na fita, embora seja baixinha: 1.60 mts
Um dia vi numa revista feminina as medidas da atriz Sonia Braga, a grande musa da época. Tudo coincidia, exceto os seios.
Então, com 25 anos, eu fiz redução de mama. Fiquei me sentindo. Pesava exatos 50 kgs
Vaidosa, foi nessa fase que conheci o Décio. Meu rosto era comum, só o sorriso largo e constante, mas o corpinho estava 10..Aderi lentes de contato tempo integral, fiquei razoável.
Dos 30 aos 40 mantive peso 60/70 kgs com médicos, remédios, spas.
Dos 40 em diante, a coisa ficou brava: já cheguei aos 90 kgs.
Não tenho por hábito olhar me no espelho. Só de manhã quando escovo os dentes. Maquilagem, faço com o espelhinho da sombra, para não ver nada.
E não venha com a conversa politicamente correta, que o que conta é a BELEZA INTERIOR. E as pessoas ligam para isso? Homens ligam para isso?
E agora, do alto dos meus 56 anos, mais que a tal BELEZA INTERIOR, eu queria mesmo era a BELEZA ANTERIOR.
Não era muita, mas já quebrava um galho!

5 comentários:

  1. Eu adorei.. Sou fã do seu blog, dos seus textos!!
    hiper beijo.. Não pare nunca de escrever!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Cida. Eu também confesso que queria tanto a tal beleza anterior que me parece tão distante... (rs)
    Um bjão

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sinceridade!! Politicamente correto é, na grande parte das vezes, eufemismo para hipocrisia... rs
    Eu queria ter a aparência da Kate Middleton. Sério. Copio ela na cara dura, corte de cabelo e tudo....Não precisava ser duquesa, nem casar com príncipe, só ter a exata aparência...
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ter uma inspiração, um modelo
      Tô precisando..rsrsrs
      Por onde andas, garota???
      SEm vc internet infinitamente mais pobre.

      Excluir