Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AO MESTRE

Sendo hoje o Dia dos professores, acho ideal registrar a importancia que muitos dos meus professores tiveram em minha vida.
Pode parecer frase feita, mas realmente lecionar, é um sacerdocio, e não vou ganhar nenhum premio Nobel por afirmar que o país só vai se firmar num patamar de dignidade, quando a educação tiver  sua importancia realmente reconhecida.
E a educaçaõ, realmente está nas mãos dos professores.
Faz toda diferença no resto de nossas vidas,os professores que a gente encontra pela vida.
Eu tive sorte.
Tive oportunidade de estudar numa época em que as melhores escolas eram do Estado.
A carreira de professor era valorizada, eles ganhavam bem, eram bem preparados ,e nos educavam de verdade.
Não era apenas ensinar matérias, era ensinar  comportamento.
Era uma  corrente: eles eram bem formados, liam bons livros, viam bons filmes, músicas,eram elegantes na maneira de ser e no espirito.
Tinham noção de sua missão,de seu compromisso.
E ensinavam mesmo,e recebiam de maneira adequada para isso.
Nós tinhamos que aprender,senão ás vezes por causa de uma matéria, por causa de um  ponto a menos na nota, teríamos que cursar um ano novo inteiro.
Quando o professor  chegava à sala de aula ,a classe toda ficava em pé para recebe-lo.
Havia um respeito e admiraçaõ por eles.
E todos esse meandros esquisitos da politica, foi tirando deles, o salário, a dignidade profissional,o respeito dos alunos e da sociedade.
Agora o professor ganha mal, nem sempre consegue se vestir como  gostaria, ler os livros que queria, ver seus filmes, viajar.
E quanto maior e melhor sua formação, mais consegue acrescentar a seu aluno.
Nas escolas particulares, que hoje proliferam pelo país, se eles chamam a atençaõ do  aluno, muitos pais vão reclamar, e a escola pede para relevar, não quer perder o aluno-cliente, e cliente tem sempre razão…
Nas escolas do Estado, o aluno sabe que não vai repetir de ano, a autoridade que se faz necessária perde o sentido, e professor é só uma tia como  qualquer pessoa mais velha.
Parabéns aos professores que ainda hoje conseguem exercer sua profissão com todas as dificuldades que lhe foram imputadas.
E obrigada aos professores especiais que passaram pela minha vida, que ajudarm na minha formaçaõ,que fizeram de mim uma pessoa melhor.
Em Tabatinga, aprendi muito com o SR Dirceu, prof,História e Geografia, e como esquecer a excentricidades da prof Wanda Ciencias, o carinho prof Angel de musica, Bete Martinez,e Maria Luiza e todas as professoras de Portugues, que me incentivaram a ler, a escrever.
Em Ibitinga,os conhecimentos e etica do Prof Osvaldo Pagni Gelli, lecionando Historia, Prof Eugenia Cavalheiro Bueno ensinando Portugues. 
Tenho cada um deles na memória, e muitos deles, no coração, prá sempre.

3 comentários:

  1. Nossa reverência aos nossos professores e aos atuais que continuam com a mesma ou até mais dedicação,e só recebem desrepeito em todos os sentidos. São os guerreiros atuais, Lutam e não desistem jamais. Um abraço Cida

    ResponderExcluir
  2. Pela parte que me toca (e tocará sempre), obrigada.

    Picidinha, li todos os posts desta página. Suas recordações e observações me encantam... Têm gostinho de brigadeiro, de pão quentinho, sei lá...

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. It genuinely is good that a person have printed so that exciting review.I'm pleased that I have found your web page. I am anticipating browse different, fascinating article.

    ResponderExcluir