Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

UMA FRASE.MIL PENSAMENTOS

Tempos atras,vi no facebook uma frase que me fez parar para pensar, que ficou martelando na minha cabeça, de tão real e verdadeira.
A Frase: " É FATO CONSUMADO QUE FOFOCAS E DINHEIRO SÃO OS GRANDES CANCERES DENTRO DO CONVIVIO SOCIAL, DESTROEM FAMILIAS, RESPEITO, BOM SENSO, E BONS CORAÇÕES."
A gente sabe disso. Sabe que fofocas, dinheiro (excesso ou falta) destrói familia, amizade, atormenta homens de bem, alimenta maldade.
A gente sabe. Sabe, mas vai deixando passar.
Tantas vezes, tantos casos, e vai tornando se normal.
"È assim que é a vida, é assim que são as pessoas."
Fica banalizado.
Mas não pode, não deve. A gente tem que se chocar, se revoltar, protestar.
As vezes, ou quase sempre fofocas destroem vidas, relacionamentos, destroem histórias.
E como se retifica, como se reconstroi?
Diz a lenda que fofocas e boatos são como penas espalhadas ao vento.
Uma vez soltas, impossivel junta-las outra vez.
Têm as fofocas e boatos que surgem do nada,que surgem de mentiras e imaginação, tem aquelas que surgem de uma verdade há muito tempo guardada, era segredo, ou pensava-se que era
Têm as fofocas manipuladas. Uma pessoa queria falar não consegue, manipula, instiga para que outra fale em seu lugar e fica assistindo… Como assim??? "Não sei de nada, não tenho nada a ver com isso". Queeeemmm??? Eeeuuu???
Mas nunca soube de fofocas construtivas e ou beneficas.
As mais marcantes que se tem noticias, para quem tem mais de 50 anos, são as do Wilson Simonal, que foram de uma crueldade sem par e fizeram por acabar com uma carreira brilhante e apagaram um talento enorme. Quer dizer, não apagaram. O talento sempre esteve e ficou alí.
Mario Gomes, que era um galã na Globo, quando as novelas davam mais de 80% no IBOPE, lindo, jovem, teve um caso amoroso com a atriz Betty Faria, quando ela ainda era casada com Daniel Filho, então um importante diretor da Globo.
Surgiu então a história da cenoura. A carreira do cara acabou. Por anos ele comeu o pão que o diabo amassou.
Devagar, acabou retomando a carreira, nunca mais com a mesma força.
Mas quem não conhece no seu circulo de amizade, ou na familia, um boato ou uma fofoca brava? Todo mundo tem uma historia dessas para contar.
Dinheiro, como dito na frase mencionada, diz, tambem é um cancer na sociedade, tornando mais vulneraveis quem for mais suscetível a ele.
O estrago pode ficar do tamanho da importancia que ele tem na vida de cada um.
Mas por dinheiro se morre, se mata.
Casos de filhos matando pais, marido e mulher, destroem familias.
E mesmo quando não matam, deixam de se falar. Abilio Diniz, Boss do Grupo Pão de Açucar não fala com nenhum de seus irmãos. Vale a pena, essa grana, esse poder todo?
Vale a pena essa briga? Vale a pena cada briga?
Cada um deve ter tambem uma historia, se não tão tragica, mas de importancia relevante na vida dos envolvidos para contar.
Ibitinga, que é uma cidade pequena, tem um caso de um tio que matou sobrinho em discussão de herança, filho que matou um pai, ou participou forjando assalto por causa de drogas.
E tem os casos de amizade e relacionamentos de familia que se desmoronam por que um ou outro se sente, ou é mesmo prejudicado.
Quanto vale uma amizade? Quanto vale uma familia?
Quanto vale uma historia de vida? Uma biografia?
Quem está com dinheiro vale mais? Quem tem dinheiro compra perdão e compreensão?
Quem não tem, tem direito a quê?
E quem teve e não tem mais? Tudo vai ficar igual?
Voce vai gostar do mesmo jeito, ser amigo, parceiro, solidário?
O passar do tempo, o envelhecer. me dá a certeza que não ganhamos apenas peso, cabelos brancos, rugas.
Ganhamos sabedoria mesmo. De verdade.
E só a idade me ensinou a não julgar, a ver que cada história tem seu enredo e conteudo.
Cada história e cada pessoa tem sua verdade.
Só o tempo me deu sabedoria para saber ouvir e saber calar.
Me ensinou tentar buscar a hora e o jeito certos de falar.
Nem sempre acerto, mas sempre tento.
Mas tenho comigo, e levo para onde vou a certeza que para mim o que conta de verdade é o que cada um é, e não o que tem.
Tenho na minha rede de relacionamentos amigos ricos, assim como pobres simples e humildes e para mim, cada um deles é um tesouro, que se fazem parte de minha turma é porque são especiais.
 Isso é que conta e importa.
Eu naõ desperdiço meu tempo, tampouco oportunidades de conviver, de acarinhar, quem gosto.
Eu faço o que posso e digo o que sinto.
A solidariedade que carrego comigo e distribuo aos montes, é o que trago de melhor em mim, e quando mais a entrego, mais ela cresce e se fortalece.
E naõ julgo.
 Se sou parceira, sou amiga, sou irmã, sou com todas as letras, inteira, de verdade.
Isso para mim, é quase religião
E me mantem forte, me faz feliz.
Para o que der e vier.

Um comentário:

  1. Concordo totalmente com a frase! Em relação ao dinheiro, a falta faz mais estragos do que o excesso! Tive certeza disso quando a empresa em que eu trabalhei por mais de 20 anos quebrou. O número de separações, suicídios e doenças das mais diversas, físicas e mentais foi enorme!
    Quanto à fofoca, é o pior dos males, pois uma vez disseminada fica impossível combate-la por não se saber a origem exata. E mesmo quando se sabe, a fofoca original já tomou outras proporções.
    Beijos

    ResponderExcluir