Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

FÃ DE FRANCISCO


Hoje Chico Buarque de Holanda faz 70 anos.
È um momento para reflexão.
Profunda.
Parar para pensar sobre a passagem do tempo,para nós, para ele, para o pais.
O tempo passou.
"Nossos idolos, ainda são os mesmos,
E as aparencias não enganam.Voce diz que depois dele não apareceu mais ninguem"
Pois é.
Eu conheci e descobri Chico em 1966, no seu momento de maior sucesso popular: A Banda
Eu tinha 10 anos.
Fã absoluta da Jovem Guarda, em encantei com a musica, decorei a letra.
E o sorriso, e os olhos do Chico?
Paixão para sempre.
Que privilegio da minha geração, que mesmo numa cidade pequena do interior de São Paulo,conheceu,ouviu, e conviveu com Chico e suas musicas.
Suas musicas tocavam no radio.
Roda Viva eu tinha 12 anos, e gostava.
Talvez não entendesse tudo, mas começava a ter a oportunidade de entender.
O primeiro disco que comprei com meu primeiro salario, foi em 1976 "Caros Amigos".
Ficar ouvindo direto e saber ate as seguencias das musicas.
Sempre sucesso e qualidade.
Letras bem escritas. Palavras e frases que gostariamos de dizer.
Em cada momento de nossa vida, caberia uma frase do Chico.
SEu disco com a Bethania, o programa na TV Globo com Caetano.
Trilha sonora da historia da  minha vida e do pais.
Opera do Malandro. Os Saltimbancos.
Descobrir a magia suprema das palavras proparoxitonas em " Construção"
O jogo das palavras nas frases sempre com um sentido profundo, real e poetico.
Chico não toca mais em radio, em lugar algum
Acho que se aparecesse num programa de TV, com a medição instantanea de audiencia como é agora, ficaria pouquissimo tempo no ar.
Longe o tempo em que esperavamos por suas raras aparições na TV. Programão. Hoje tem Chico.
Dias desses,brinquei com uma colega de trabalho de 23 anos, que ouve Gustavo Lima direto, que as sextas feiras seria dia de ouvirmos Chico Buarque de Holanda.
Ela disse: "QUEEEMMM?"
Pois é, vestibulanda,não conhece Chico.
Poderia ate não gostar.Mas não conhece.
O Brasil é muito estranho na relaçao com sua historia e seus talentos.
Chico agora é avaliada por quem conhece sua obra por seu comportamento politico, muita gente dizendo que ele é chato, que é esquerda caviar,sei la mais o que.
A ultima vez que ele foi noticia, foi quando foi pego as beijos na praia, com uma mulher casada.

Eu, se tivesse a oportunidade e sorte de poder beijar Chico Buarque,mesmo no auge do amor por meu marido e extremada fidelidade, lhe diria: "Com licença, vou a praia beijar o Chico e ja volto"
Com o risco de ouvir dele: "Tambem posso ir?"
Chico Buarque faz 70 anos.
Suas musicas, suas palavras,engrandeceram minha alma,ajudaram me  a ser melhor.
Pura sorte.
Reconheça se sua obra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário