Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

ROCKY DE STALLONE E ROCK DE JAGGER


Bem, este é um blog de alguem com mais de 50 anos.
Com tempo de vida que já tem muita história para contar. Mas não quero ficar só na nostalgia.
Caminhando para os 60, quero sempre estar atenta para o presente, para os acontecimentos do mundo, da vida, das pessoas.
 Sempre repito aqui, que quero aos 56 continuar a ter planos, sonhos, futuro.  Li, um artigo na revista Época de 26/02/07, e nunca esqueci, escrito por ADRIANO SILVA, onde ele fala da volta do Rocky o Lutador, associando ao passar do tempo, á saudade, ao envelhecer. Transcrevo parte do artigo:
 “Rocky está entre as manifestações culturais que mais influenciaram a turma que hoje opera na faixa dos 30/40 anos”. Foi à primeira onda de fisiculturismo no Brasil. Era o corpo que todos os rapazes queriam ter. Passou a ser o irmão mais velho que todos queriam ter, virou o cara que os jovens queriam ser. “Rocky, é um galanteador antiquado,tímido, respeitador, pai de família, mais protetor que sensual.Tudo é decente, correto, conservador. Rocky acredita nas coisas simples, nos valores primordiais. Minha geração se fartou nessa fonte. Stallone, por tudo isso, passou a operar acima do bem e do mal. Ele é como aquele tio cheio de defeitos que a gente adora. Obras como Rocky IV e ruindade de Rocky V não estragam nossa memória afetiva. Obras como Cobra e Especialista não arranham nosso amor por Rocky. Rocky é grande e é para sempre. Neste momento estamos todos saindo emocionados com a despedida de Rocky das telas. ROCKY BALBOA é um filme sobre ficar velho, sobre nostalgia, sobre o passado, sobre perdas que a vida impõe e que a idade cobra. Rocky é também o momento Clint Eastwood de Stallone. O filme é delicado, é maduro, não foca as cenas de luta, mas nas reflexões sobre a existência. Trata se de um pequeno manifesto sobre acatar a finitude e lutar contra ela.È triste ver Rocky envelhecido na tela. Funciona como espelho: também envelhecemos Aqueles garotos que tinham 15 anos, hoje tem 40. A decadência física de Roky é um golpe duro e franco.A saudade que sentimos de Rocky é a saudade de nós mesmos,ou de nossos pais.que também estão passando. De nossos ídolos, que a idade corrói. E se o filme nos cobre de melancolia,desculpem, mas isso é arte. Ao mesmo tempo, há regozijo em ver que o viço não sumiu de todo, que é possível envelhecer bem. Stallone ainda tem um abdome mais definido que o jovem ator que faz o campeão dos pesos pesados a quem Rocky enfrenta. È um pouco como ver Mick Jagger em ação.È duro não encontrar mais li o frescor de décadas atrás, constatar que o fim vem para todos,mas em ROCKY BALBOA, como num show dos Stones, é sensacional assistir ao belíssimo espernear de quem decidiu não se entregar fácil a ele. Rocky é uma instituição pop da séc. XX. Que bom ter vivido. Descanse em paz, Rocky. Obrigado por tudo Sly.”
 Achei um texto bonito, que trata o envelhecer com ternura, otimismo.
Para pensarmos em manter O Rocky Balboa de cada um, o Mick Jagger.
E porque não Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fernanda Montenegro.
E nem só ricos e famosos.
Aposto que na sua turma tem alguém assim, que o tempo não castiga o corpo e protege a alma.
Tenho minhas tias, inteiras, bonitas, aproveitando cada segundo da vida, mesmo nas coisas mais simples.
Não é assim que deve ser?

Um comentário:

  1. Adoro Rocky!
    Tinha lido este texto há alum tempo. Acho brilhante.
    bjs!

    ResponderExcluir